Defeito do Septo Atrial- Em Dúvidas Frequentes.

Em até 25% dos corações normais há foramen oval permeável. O desvio do fluxo do átrio esquerdo para o direito no entanto é evitada por uma válvula em aba e ocorre somente se houver aumento da pressão atrial direita.( ostium primum). O defeito do ostium secundum resulta da insuficiência da da válvula em aba do foramen oval. Outros tipos de defeitos do septo atrial incluem um defeito do ¨seio venoso¨, que se situa acima da fossa oval. ( foramen) usualmente associado com retorno pulmonar anômalo. O defeito do Ostium Primum, que usualmente se manifesta na infância, envolve a região mais baixa do septo atrial e característicamente se associa com um defeito do septo ventricular e fenda nas válvulas atrioventriculares. Na maioria dos pacientes  com defeitos septais atriais  a resistencia pulmonar é normal.Quando a resistência pulmonar aumenta o desvio do fluxo de sangue da esquerda para a direita e com a Hipertensão Pulmonar o fluxo de sangue da direita para a esquerda causa cianose. ( Síndrome de Eisenmenger).

Enquanto a maioria das crianças  com Defeito do Septo interatrial é assintomática, os pacientes com idade acima de 40 anos frequentemente se queixam de falta de ar aos esforços ( dispnéia), palpitações e fadiga. Em qualquer idade a lesão pode ser descoberta em radiografia de tórax rotineira.

Exames complementares: Rx de Tórax, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Ressonância magnética e, se necessário cateterismo Cardíaco.

Princípios de tratamento:

O fechamento dos defeitos mediante Cateterismo cardíaco ou Cirurgia usualmente é feito em pacientes jovens com mais que um defeito atrial septal trivial. Há dados estatísticos que afirmam que o fechamento altera a evolução normal dos problemas clínicos futuros, que ocorrem na quinta ou sexta década da vida adulta. O fechamento dos defeitos atriais diagnosticados em pacientes acima de 60 anos quase com certeza não altera a evolução normal ( salvo a prevenção de fenômenos tromboembólicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s