Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Estresse Pós-Traumático: Sintomas de doenças psiquiátricas cujo pacientes procuram o cardiologista.

transtorno do estresse pos traumaticoÉ um transtorno ansioso que se desenvolve após o paciente vivenciar ou testemunhar um evento fortemente ameaçador (ex. um assalto, sequestro, acidente de carro, tragédia da natureza…).

Consiste num tipo de recordação ou revivência da situação traumática de modo muito forte e carregado de emoções negativas. Nestas situações, o paciente, além de recordar as imagens desta situação, se sente como se estivesse vivendo novamente a tragédia, com todo o sofrimento causado. O paciente pode ainda apresentar alterações do sono e pesadelos, medos, queixas de perseguição ou paranoia, ansiedade excessiva, sudorese, tremores (palpitações, dor torácica, falta de ar).

Diagnóstico:

Feito após avaliação Psiquiátrica detalhada quando o médico além de identificar os sinais e sintomas do quadro, investiga se houve algum evento desencadeante destes sintomas. Importante lembrar: em muitos casos, os sintomas nem sem sempre surgem logo após o evento, podendo aparecer alguns meses depois.

Tratamento:

Drogas antidepressivas são as principais medicações usadas. Porém muitas vezes é necessário o uso de estabilizadores do humor e anticonvulsivantes. O tratamento psicoterápico também esta indicado.

Anúncios

One Response to Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s