Defeito do Septo Atrial

Em até 25% dos corações normais há forâmen oval permeável. O desvio do fluxo do átrio esquerdo para o direito no entanto é evitado por uma válvula em aba e ocorre somente se houver aumento da pressão atrial direita (Ostium Primum). O defeito do Ostium Secundum resulta da insuficiência da válvula em aba do forâmen oval. Outros tipos de defeitos do septo atrial incluem um defeito do ¨seio venoso¨, que se situa acima da fossa oval ( forâmen)  usualmente associado com retorno pulmonar anômalo. O defeito do Ostium Primum, que usualmente se manifesta na infância, envolve a região mais baixa do septo atrial e caracteristicamente se associa com um defeito do septo ventricular e fenda nas válvulas atrioventriculares. Na maioria dos pacientes  com defeitos septais atriais  a resistência pulmonar é normal. Quando a resistência pulmonar aumenta o desvio do fluxo de sangue da esquerda para a direita e com a Hipertensão Pulmonar o fluxo de sangue da direita para a esquerda causa cianose ( Síndrome de Eisenmenger).

Enquanto a maioria das crianças  com Defeito do Septo interatrial é assintomática, os pacientes com idade acima de 40 anos frequentemente se queixam de falta de ar aos esforços ( dispneia), palpitações e fadiga. Em qualquer idade a lesão pode ser descoberta em radiografia de tórax rotineira.

Exames complementares: Raio X de Tórax, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Ressonância magnética e, se necessário Cateterismo Cardíaco.

Princípios de tratamento:

O fechamento dos defeitos mediante Cateterismo Cardíaco ou Cirurgia usualmente é feito em pacientes jovens com mais que um defeito atrial septal trivial. Há dados estatísticos que afirmam que o fechamento altera a evolução normal dos problemas clínicos futuros, que ocorrem na quinta ou sexta década da vida adulta. O fechamento dos defeitos atriais diagnosticados em pacientes acima de 60 anos quase com certeza não altera a evolução normal (salvo a prevenção de fenômenos tromboembólicos).

2 Responses to Defeito do Septo Atrial

  1. monicke disse:

    Obrigada por tirar as minhas duvidas, pois estou com síndrome do panico depois que eu tive o segundo filho eu tive depressão pois parto e ate hoje eu tenho ele esta com 1 ano e 1 mês e essa sensação ainda não passou, mais estive pior no começo, mais quando estou atacada minha nuca doe muito meus músculos ficam rígidos e meu peito doe e fico muito tonta parece que vou desmaiar e tenho essa sensação quase todo momento, e a medica deu a medicação fluoxetina mais sei que é só para aliviar ,para acalmar e não para passar acabar com esse sintoma por isso não quis mais continuar tomando esse medicamento quero me curar sozinha. todo dia fico assim, e aquilo fica me corroendo todo dia fiz o exame pelo sus de eletro e deu alteração da repolarizacão ventricular septal. E a clinica geral disse que não preciso me preocupar pois não é nada de grave, e realmente vi que naõ é mais vi que e bom eu reduzir o sal na minha alimentação e fazer exercício mais não estou conseguindo por causa do panico. Minhas desculpas por desabafar e gostei muito do seu Site. fiquei muito feliz de saber que posso tirar minhas duvidas aqui.valeu um abraço.

Deixe um comentário

