A Mulher e o Coração

1- A doença arterial coronariana é um problema em mulheres?

Sim. A doença arterial coronariana causa 25 mil mortes/ano em mulheres nos EUA. Isso representa 2,3% das mortes em mulheres, tornando a doença cardíaca isquêmica, a principal causa de morte em mulheres acima de 50 anos.

2- Quais são os fatores de risco coronariano em mulheres?

A idade, o fumo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol total elevado, colesterol HDL baixo, obesidade, história familiar (pai com infarto antes dos 50 anos e mãe com Infarto antes dos 55 anos).

Além disso, os anticoncepcionais orais aumentam a pressão arterial em mulheres com predisposição genética (história familiar) para pressão alta.

3- Quais os testes usados para diagnosticar a doença arterial coronariana em mulheres?

O teste ergométrico tem uma sensibilidade de 70%. Com a cintilografia miocárdica aumenta para 90%.

O teste ergométrico em mulheres tem alto índice de falso-positivo, principalmente em presença de prolapso de válvula mitral e disfunção hormonal.

A ecocardiografia em exercício tem uma excelente sensibilidade, independente de a dor precordial ser típica ou atípica. Além disso, a Ecocardiografia em exercício pode detectar causas não coronarianas de dor precordial: Prolapso de válvula mitral, derrame pericárdico, hipertensão pulmonar, miocardiopatia hipertrófica e doença valvular.

4- Quando indicar Cinecoronariografia (Cateterismo)?

O Cateterismo Cardíaco deve ser indicado quando os exames não invasivos de estratificação de risco (diabetes, fumo, pressão alta, colesterol elevado etc..) sugerem alta possibilidade de doença arterial coronariana.

5- Como tratar o colesterol elevado em mulheres (Dislipidemia)?

O manuseio do peso incluindo atividade física, dieta adequada e suplementos vitamínicos fazem parte do manuseio dos fatores de risco.

Os níveis de HDL (Colesterol Bom) colesterol-LDL e triglicerídeos apresentam índice preditivo elevado para eventos coronarianos em mulheres. A American Heart (Sociedade Americana de Cardiologia) e a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) recomendam HDL acima de 45mg ,LDL abaixo de 130mg e Triglicerídeos abaixo de 150mg. Estes níveis são melhores obtidos com o uso das Estatinas (Sinvastatina, Pravastatina, Atorvastatina, Rosuvastatina).

Anúncios

One Response to A Mulher e o Coração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s