Aroma

E o chocolate?

Aroma, textura, doce sabor… a mistura que faz do chocolate um alimento apreciado em todo o mundo e por todas as idades.

A história do chocolate começa com os Astecas que cultivavam o cacau e com suas sementes preparavam uma bebida que acreditavam ter poderes mágicos, a qual serviam aos visitantes como prova de hospitalidade.

Em 1528 o cacau foi levado para a Espanha, onde recebeu a adição de açúcar e baunilha para ser adaptado ao paladar local, em 1775 chegou a América do Norte e em 1910 chegou à fórmula de hoje.

É elaborado a partir do cacau, fruta abundante em algumas regiões do Brasil.

Tem alto valor energético, é rico em polifenóis, que são antioxidantes responsáveis pela oxidação das lipoproteínas LDL, que é o colesterol ruim, reduzindo os níveis no sangue.

Possui teobromina e cafeína, estimulantes do sistema nervoso e muscular. Estimula a produção de feniletilamina que é precursora da serotonina, que causa a sensação de bem estar.

Em sua composição encontramos Vit A, B1, B2, D e E, magnésio. O magnésio esta envolvido na produção dos neurotransmissores relacionados a alegria e satisfação.

Por ser rico em gorduras e açúcar, seu valor calórico é bastante elevado. Em 100g de chocolate em barra  as calorias variam entre 450 e 550 kcal. Isso equivale a uma refeição completa, com arroz, feijão, carne, salada tendo como base uma dieta de 1500 kcal por dia.

Misturado a sementes como nozes, avelãs, amêndoas torna-se uma opção saudável. Estudos comprovam que não causa acne.

Porque chocolate meio amargo? Porque o chocolate meio amargo é fabricado usando massa de cacau e açúcar, enquanto que o chocolate ao leite tem em sua composição leite, que interfere na  absorção dos polifenóis.

Recomendação: existem vários estudos que recomendam consumos de chocolate meio amargo não  ultrapassando 50 g por semana, para se obter todos os efeitos benéficos que o chocolate pode oferecer.

Enquanto as pesquisas não são conclusivas, comer com moderação, sem culpa, lembrando que chocolate dietético não contém açúcar, é indicado para diabéticos. Não é recomendado para dietas para perder peso.

Afinal, prazer, comemoração, presente, recompensa, fazem parte da vida e fazem bem ao coração.

Nutricionista Sandra Evers – CRN 2 0390
Nutricionista do Ambulatório do Hospital Nossa Senhora da Conceição
Grupo Hospitalar Conceição – Ministério da Saúde
sandra.evers@gmail.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s